Depois que o governador Eduardo Leite anunciou a flexibilização das medidas de isolamento social para conter o coronavírus, as cidades do interior poderão abrir o comércio a partir de quinta-feira. Entretanto, isso só será permitido por meio de um decreto municipal que fica a cargo de cada prefeito.
Em Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobom anunciou no final da tarde desta quarta-feira, por meio de uma live (veja abaixo), que o comércio não será retomado antes de sábado. Nas próximas 48 horas, assim que o decreto estadual for publicado, ele deverá estabelecer os protocolos de segurança e as regras para a retomada gradativa dos estabelecimentos.
Enquanto uma nova medida não for estabelecida, estão valendo as regras atuais, que proíbem a abertura das lojas e outros estabelecimentos não essenciais. A exceção é para os serviços já liberados, como restaurantes e lanchonetes.
_ Nós não podemos tomar decisões atropeladas, decisões irresponsáveis. O governador deixou claro que todos os prefeitos, para tomarem decisões, terão que ser fundamentadas em critérios técnicos _ completou o prefeito.
Segundo o prefeito, as regras já estabelecidas pelo município, como o uso de máscaras, não têm sido cumpridas por toda a população.
Até esta quarta, são 16 casos confirmados da doença na cidade. Entre eles, dois profissionais da saúde: uma técnica em enfermagem e uma médica.